quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O computador e a escola


Sou do tempo da máquina de escrever. Aprendi datilografia sem olhar as letras. Era um orgulho "bater" certa quantidade de palavras por minuto. Era um horror, trocar a fita da máquina e consertar um erro. Sujava a mão,  o papel...
Desse tempo, sinto saudade da caminhada para o curso e dos amigos que conheci. O ambiente de aprendizagem pode ser um espaço mágico, especial.
Com os computadores a correção ficou mais fácil, a pesquisa mais acessível e as redes sociais levam um pouco do ambiente de camaradagem para  casa.
A escola que frequentei como aluna e a escola que frequento como professora são duas instituições distintas.
Na escola que frequentei como aluna o uniforme, o transporte e os livros eram responsabilidade dos pais, era um esforço quase hérculeo manter os filhos nas escolas públicas, mas era uma escola que ao chegar a quarta série as crianças sabiam, ler, escrever e contar.
A escola que frequento como professora está cheia de alunos com celulares, Ipod, Ipad e muitos  ai alguma coisa, ou seja, a tecnologia ficou acessivel e facilitou muito  as atividades educacionais. Os livros, o transporte e o uniforme são gratuitos.
Então me responda se puder, por que a qualidade diminuiu?  O que torna muito dos nossos alunos  desinteressados? São muitas as respostas possíveis, no momento so quero provocar você.